Capítulo 39: Pernas bambas

Encobrindo a Maré da Primavera O Xiaoyaozi do Recife Beizi 2386 palavras 2026-07-31 05:30:03

Ao notar que o rubor no rosto de Yao Niang era ainda mais encantador que as flores de pessegueiro, um riso abafado e suave ecoou acima de sua cabeça.

— Suas pernas ainda doem? — perguntou Shen Qian.

Yao Niang balançou a cabeça:
— Não doem mais.

O brilho do cetim azul-azulado ondulou enquanto ele seguia adiante, e só então ela o ouviu dizer:
— Já que não doem, vou levá-la ao topo da montanha para apreciar a vista.

O topo da montanha... Yao Niang olhou para os próprios pés e sentiu como se eles voltassem a doer.

Como se tivesse lido seus pensamentos, Shen Qian prosseguiu com cautela, suas palavras soando como um mel hipnótico:
— Você não prometeu à segunda cunhada que subiria ao cume para rezar por ela?

— Se prometi à segunda senhora, naturalmente cumprirei. — O olhar de Yao Niang revelou uma determinação que fez Shen Qian desviar o rosto com um sorriso, antes de se virar e continuar o caminho.

Os passos de Yao Niang eram lentos e curtos; seguindo as passadas largas de Shen Qian, ela acabou ficando vários metros atrás.

— Não comeu o suficiente no almoço?

Sua voz fria e serena, ecoando pelo pomar de pessegueiros, fez Yao Niang recordar a vez em que desmaiara de fome diante dele. Envergonhada, respondeu:
— Não... não é fome, senhor.

Shen Qian voltou-se e lançou-lhe um olhar carregado de significado. No pomar, estavam apenas os dois, e a brisa primaveril trazia consigo pétalas que caíam como pó de maquiagem.

— Se não é isso, por que não me pediu para ir mais devagar?

Yao Niang encarou seus olhos profundos, que pareciam repreendê-la, e apressou-se a explicar:
— Não ouso atrasar o terceiro senhor.

— Já que estamos subindo a montanha juntos, naturalmente não a culparei por qualquer atraso — disse Shen Qian com indiferença.

Os dois seguiram em silêncio, mas era como se mil palavras estivessem sendo trocadas naquela caminhada pausada. Ao saírem do pátio, Shen Qian não tomou o caminho principal, preferindo conduzir Yao Niang por uma trilha estreita e sinuosa ao lado da pequena construção.

— Este caminho é mais difícil, mas é mais curto — explicou ele.

Yao Niang nunca estivera no Monte Yuhuang e não conhecia o trajeto. Ela pensou que ele evitava a multidão por não querer ser incomodado e, ao ouvir a explicação, não ousou questionar, apenas assentiu.

Ela era obediente. Shen Qian sinalizou para que ela fosse à frente, mas Yao Niang exclamou, atônita:
— Não ouso, senhor.

— Esta trilha é íngreme. Se você tropeçar caminhando atrás de mim, não acabará atrasando meu passo? — Shen Qian disse, com um tom de resignação oculto em sua voz gélida.

Yao Niang, então, passou à frente. Shen Qian mantinha a distância de três degraus, podendo observar, a cada olhar, o balanço gracioso de sua silhueta. Aquela suavidade delicada o remetia ao calor que sentira em seus sonhos absurdos, onde ela se sentava em seu colo. A trilha era pouco frequentada, cercada por árvores gigantescas; além do canto dos pássaros, apenas a respiração ofegante dela ecoava, um som suficiente para mergulhá-lo em fantasias. Shen Qian desviou o olhar apressado, temendo contemplar a leveza daquelas vestes.

A subida era exaustiva. Yao Niang, sentindo-se cansada, não ousava descansar e seguia forçando o passo. Sem forças e com as pernas doloridas, sua respiração contida tornava-se cada vez mais pesada, e uma fina camada de suor brotava em sua testa.

Justo quando ela se repreendia pelo volume de sua respiração, ouviu a voz de Shen Qian logo atrás:
— Vamos sentar um pouco naquele pavilhão octogonal adiante.

O pavilhão estava a uns trinta degraus de distância. Yao Niang cerrou os dentes e, reunindo forças, finalmente alcançou o local. Ao entrar, soltou um sorriso aliviado, como se tivesse superado mil provações, mas, ao cruzar o olhar com Shen Qian, retraiu-se tardiamente.

— Sente-se. — O rosto de Shen Qian também exibia um sorriso.

Ela nunca vira aquele senhor de semblante de jade sorrir, e sentiu-se um tanto atordoada. Quando ele se sentou no banco de pedra ao seu lado, havia um brilho de satisfação no canto de seus lábios.

Após um longo silêncio, Shen Qian tirou de dentro da manga um pequeno tubo de bambu e colocou-o diante dela:
— Quer beber um pouco de água?

Ao ver que ele tinha apenas um tubo, Yao Niang não ousou aceitar e balançou a cabeça:
— Agradeço ao terceiro senhor, mas não tenho sede.

Shen Qian a ignorou, retirou outro tubo de bambu de sua manga, destampou-o e bebeu. Uma brisa soprou, dissipando o suor da testa dela. Ao ver o tubo sobre a mesa de pedra, Yao Niang hesitou por um momento antes de pegá-lo e tomar pequenos goles.

Com os lábios rosados entreabertos e os olhos úmidos, ela parecia tão vulnerável que Shen Qian sentiu a garganta secar, apressando-se a desviar o olhar.

Após beber, Yao Niang tampou o tubo, colocou-o diante de Shen Qian e agradeceu:
— Muito obrigada, terceiro senhor.

Shen Qian assentiu e perguntou:
— Você está na mansão há meio ano. Já se acostumou?

Acostumada? Yao Niang ficou estática; desde a partida de sua mãe, ela jamais pensara nessa palavra.

Ao vê-la sem resposta, Shen Qian compreendeu:
— Nunca pensou nisso?

Se outra pessoa perguntasse, ela não responderia. Mas, naquele vale silencioso, sendo Shen Qian quem falava, uma doçura misturada à frieza fluiu em seu coração como água corrente, e ela não pôde evitar um suave murmúrio de confirmação.

Shen Qian não disse mais nada, e ela permaneceu em silêncio, observando a paisagem.

Muito tempo depois, ele voltou a falar com sua frieza habitual:
— Vamos.

As pernas de Yao Niang estavam doloridas; ao levantar-se, sentiu a circulação falhar e quase cambaleou.

No momento seguinte, ela caiu nos braços firmes e quentes dele. O aroma de cidreira emanado por ele a atingiu de repente, deixando-a com o corpo mole. Ao tentar se levantar, seus movimentos pareciam uma hesitação, como se ela não conseguisse se manter firme.

Yao Niang, sentindo-se culpada, levantou os olhos e encontrou o olhar de Shen Qian. Ele a observava com naturalidade, o que a acalmou.

— Terceiro senhor, eu... minhas pernas estão fracas — sussurrou ela, corando.

Os olhos de Shen Qian escureceram. Ele a levantou e a colocou de volta no banco de pedra:
— Então descanse um pouco mais.

Não ousando atrasá-lo ainda mais, Yao Niang estendeu as mãos, mas, sem perceber, acabou enganchando-as nos ombros dele, com as pontas dos dedos roçando seu pescoço.

O movimento de Shen Qian ao segurá-la travou. O perfume de gardênia que ela exalava parecia levá-lo a um estado de delírio. A pessoa em seus braços, com os dentes mordendo levemente os lábios que lembravam cerejas, parecia tímida, mas suas mãos agiam como um convite; ele não sabia mais se aquilo era sonho ou realidade.

Enquanto ele estava absorto, ela, como um pássaro assustado, virou-se contra ele, tentando desvencilhar-se para colocar os pés no chão.

Com aquele corpo macio pressionado contra o seu, o calor da respiração dela roçando seu queixo, a finura das vestes não impedia a transmissão do calor corporal. Seus corações pareciam entrelaçados, e a onda de eletricidade que percorria seu corpo era inevitável, fazendo com que suas mãos, firmes na cintura esguia e nas pernas dela, apertassem ainda mais.

Yao Niang soltou um gemido de dor, um som que parecia o tremor hipnotizante de um sonho. Naquele momento, não apenas Shen Qian, mas ela mesma sentiu as pernas ainda mais fracas, apoiando-se no ombro dele sem qualquer força.

Ele baixou o olhar para a criatura em seus braços; a respiração entre ambos era carregada de uma atmosfera envolvente. O lóbulo da orelha dela, vermelho como uma romã, despertava nele o desejo de mordê-lo como fizera em seus sonhos. As fantasias que inundavam sua mente revelaram a estranheza em seu próprio corpo. Mordeu a ponta da língua para obter um instante de lucidez e, com cuidado, a levantou para a mesa de pedra.

— Se está difícil, descanse mais um pouco — disse Shen Qian, com a garganta seca e a voz rouca.

Yao Niang assentiu apressadamente, sem ousar dizer mais nada. Aquele dia fora, mais uma vez, uma imprudência de sua parte; ela baixou a cabeça, temendo que ele a considerasse uma mulher leviana.