Capítulo 41: Inocência

Encobrindo a Maré da Primavera O Xiaoyaozi do Recife Beizi 2410 palavras 2026-07-31 05:30:08

Aquelas palavras, espremidas de uma garganta seca, já não soavam gélidas, mas sim roucas, carregadas de um desejo imperceptível.

Yao Niang, ainda inexperiente nos caminhos do mundo, não conseguiu decifrar a profundidade daquele tom; julgou apenas que seus movimentos haviam sido excessivos e desagradado a Shen Qian, por isso apressou-se em apoiar obedientemente a cabeça no ombro esquerdo dele, não ousando mover-se mais.

Ao sentir que a pessoa em suas costas se aquietara, Shen Qian recuperou o fôlego e perguntou:
— Acaso usas algum pó perfumado?

Era a segunda vez que ele lhe fazia essa pergunta. Yao Niang lembrava-se de que, anteriormente, Shen Qian dissera que o perfume dela era demasiado forte.

Contudo... Yao Niang respondeu, intrigada:
— A serva jamais usa pós perfumados. Talvez o terceiro senhor tenha se equivocado com o aroma?

Equivocado? Shen Qian não achava. Fosse no sonho ou naquele exato momento, ela trazia consigo a mesma fragrância de gardênias, um aroma que o fazia perder o prumo. Ele próprio já procurara secretamente pelo perfume das gardênias no jardim, mas nenhuma delas despertava nele a sensação singular que o perfume de Yao Niang provocava.

— Talvez eu me tenha enganado — disse Shen Qian.

Yao Niang mordeu o lábio, hesitante, até que, passado um momento, ousou perguntar:
— O terceiro senhor aprecia perfumes? Sinto em vós o aroma de cidreira.

Cidreira? As sobrancelhas de Shen Qian ergueram-se. De onde lhe viria tal aroma? Um pensamento absurdo cruzou-lhe a mente: talvez o destino estivesse a traçar os seus caminhos por vontade própria.

Inclinou a cabeça em sinal de assentimento e respondeu:
— Talvez tenha ficado impregnado de algum modo.

A cidreira era encontrada apenas nos templos, mas... não era ele um devoto budista? Por que razão traria consigo semelhante aroma?

A dúvida em seu coração foi dissipada pelo calor que emanava do corpo dela. Muito tempo depois, temendo que o peso constante da sua cabeça sobre o ombro esquerdo o estivesse a incomodar, Yao Niang hesitou por um instante e, erguendo levemente o tronco, acomodou a cabeça no ombro direito dele.

Shen Qian sentiu a suavidade das costas dela avivar-lhe a respiração, tornando-a mais pesada. Felizmente, já tinham chegado aos arredores do pavilhão octogonal, e ele apressou-se a descê-la para recuperar o fôlego.

Ao vê-lo com o rosto levemente ruborizado e a respiração alterada, Yao Niang perguntou, sem jeito:
— Por ventura serei demasiado pesada?

— Não pesas. O peso é o ideal.

O que significaria "o ideal"? Yao Niang ponderou em silêncio até concluir que, sendo as palavras do terceiro senhor tão enigmáticas, talvez estivesse a insinuar que ela ainda era um pouco pesada demais.

Notando o sorriso forçado dela, Shen Qian atribuiu-o à timidez, afinal, as mulheres daquela época apreciavam a estética da dinastia Song, tendo a esbeltez e a delicadeza por ideal de beleza.

Vendo que o céu parecia escurecer um pouco mais, Yao Niang apressou-se a dizer:
— Terceiro senhor, deixai-me caminhar pelos meus próprios pés.

— Sobe.

As palavras dele, quanto mais concisas, mais inspiravam temor — e com Yao Niang não era diferente. Ela lançou-se apressadamente às costas dele, como se não pudesse esperar.

Seguiram o caminho em total silêncio, mas sob a penumbra da montanha a correnteza dos sentimentos agitava-se; se alguém os visse, decerto os tomaria por um casal profundamente enamorado.

Yao Niang reparou que os degraus iam rareando e que o pequeno pátio ao sopé da montanha surgia cada vez mais próximo. A mão que repousava sobre o corpo de Shen Qian apertou-se involuntariamente. Quis dizer-lhe algo para o alertar, mas, ao mesmo tempo, cobiçava o aroma de cidreira que dele emanava, sentindo uma estranha relutância em terminar aquele momento.

As mãos firmemente unidas não escaparam à vista de Shen Qian. Naquele trilho secular que percorria havia tantos anos, jamais julgara que a descida até à base pudesse parecer tão breve.

Pareceu-lhe ouvir um leve suspiro, e logo em seguida sentiu o pulsar do pomo de Adão dele contra o seu pulso.

— Ficamos por aqui, estaria bem assim? — perguntou Shen Qian em voz baixa.

Uma ponta de melancolia atravessou o coração de Yao Niang. Ela assentiu com a cabeça e disse:
— Sim. Muito obrigada, terceiro senhor.

No caminho de regresso, Shen Qian caminhava à frente, mantendo uma distância de três a quatro varas entre ambos. Assim que cruzaram os portões do pátio, um criado adiantou-se para os receber:
— O senhor Shen está de regresso. Pouco antes, a senhora viúva da vossa casa perguntava por vós.

Enquanto Shen Qian mantinha uma compostura serena e descontraída, o coração de Yao Niang sobressaltou-se. Ter saído sozinha com Shen Qian para subir a montanha e demorar várias horas... como haveria de justificar aquilo?

Sentia o coração a bater na garganta, mas, ao contemplar as costas firmes de Shen Qian, encontrou um réstea de tranquilidade. Só depois de atravessarem o corredor coberto é que o ouviu murmurar na penumbra de uma esquina:
— Não te preocupes. Hoje, tu e eu estivemos sempre acima de qualquer suspeita... ou não?

Recordando-se de como se precipitara contra o peito dele, esfregando-se desajeitadamente, Yao Niang respondeu com certo constrangimento:
— Sim.

— Achas que houve algo de inconveniente? — inquiriu Shen Qian, com um tom perscrutador, fingindo não compreender.

Era o seu próprio coração que não estava puro. Yao Niang mordeu os lábios, negando com a cabeça de forma precipitada, sem ousar articular mais nenhuma palavra.

Muito tempo depois, já embrenhados no pomar de pessegueiros, quando a luz do dia quase se extinguira por completo, Shen Qian deteve-se. Olhou para ela e, deixando escapar um sorriso ténue, murmurou:
— Pelo visto, julgas mesmo que houve algo de inconveniente entre nós.

As palavras dele fizeram com que Yao Niang recuasse meio passo involuntariamente, vindo a encostar-se com exatidão contra o tronco de uma pessegueira. Uma silhueta aproximou-se, envolvendo-a na suave fragrância de cidreira. O hálito quente dele roçou-lhe a orelha, provocando-lhe uma cócega formigante que se espalhou como um arrepio por todo o seu corpo. O coração disparou, as faces incendiaram-se e ela já não ousou mover um único músculo.

O olhar de Shen Qian fixou-se nos lóbulos avermelhados das orelhas dela, inalando profundamente o perfume rico das gardênias antes de perguntar, em tom grave:
— Por que razão pensas assim?

Uma suave amargura apertou o peito de Yao Niang: afinal, parecia que apenas ela alimentava tais sentimentos em segredo.

— A serva não pensa nada — apressou-se a desmentir.

— Muito bem, então vamos.

Quando tornou a falar, a expressão de Shen Qian já se revestia de uma seriedade fria e recatada.

Ao ver o semblante de Yao Niang arrefecer gradualmente, ele deu o primeiro passo e seguiu adiante. Seria inconveniente? Ele próprio também o julgava...

Ao vê-los regressar, a senhora viúva Shen limitou-se a perguntar se Shen Qian se encontrava cansado, ordenando-lhe de seguida que se retirasse para os aposentos a fim de repousar.

No momento da partida, o olhar dele cruzou-se com o rosto de Yao Niang, parecendo perfeitamente calmo e impassível.

Contudo, a senhora viúva reteve Yao Niang consigo nos aposentos e, quando todos já se tinham retirado, perguntou com um ar aparentemente casual:
— Como foste tu hoje subir a montanha juntamente com o terceiro senhor?

— Respondendo à senhora viúva: a segunda senhora encarregou-me de subir a montanha para elevar preces em seu favor, e calhou encontrar o terceiro senhor à saída do pátio.

Tudo o que Yao Niang dissera era a pura verdade, e a senhora viúva compreendeu-o sem dificuldade.

Shen Qian sempre fora um homem circunspecto, com as regras e os preceitos gravados na alma; longe de se preocupar, ela até achava o neto por demais desprovido de calor humano. Contudo, embora Yao Niang parecesse recatada, a reputação da família do falecido senhor Meng não era das melhores, e a viúva temia que qualquer comportamento menos correto pudesse macular a honra da casa.

— Sendo assim, vai também repousar cedo. Amanhã, bem cedo, regressaremos à mansão, de modo que não devemos atrasar-nos — instruiu a senhora viúva.

Yao Niang assentiu prontamente. Uma vez de regresso ao seu quarto, sentada sozinha à mesa, começou finalmente a serenar. Aquela resposta sincera trouxe-lhe à memória as indagações de Shen Qian: afinal, entre eles reinava a mais absoluta inocência.

Ele era o tio de outra estirpe e ela, a concubina de um sobrinho. Se houvesse qualquer laivo de impureza nessa relação, seria ela a enxovalhada pelas leis da moralidade e corrida da mansão.

Ela compreendia perfeitamente a situação; sabia que precisava de manter a lucidez e o autocontrolo. No entanto, por alguma razão inexplicável, bastava-lhe aspirar o aroma de cidreira que dele se desprendia para que a sua alma se transtornasse, desejando incessantemente colar-se ao corpo dele.

Sobressaltada com os próprios pensamentos, recitou três vezes o sutra da serenidade para sufocar os impulsos pecaminosos que lhe povoavam a mente. Se Shen Qian viesse a descobrir aquelas ânsias tão obscuras e vergonhosas, ela decerto não conseguiria continuar a viver.

Só quando mergulhou na tina de banho e deixou que o vapor dissipasse a torrente de emoções é que sentiu alguma firmeza.

Os aposentos de Shen Qian ficavam situados exatamente em frente aos de Yao Niang, separados apenas por um pátio interior. Preocupado com a possibilidade de ela estar sobressaltada por ter sido retida pela senhora viúva, Shen Qian só conseguiu adormecer, num sono brumoso, quando a segunda vigília da noite já ia avançada.

Sob a luz enevoada da lua, ela avançava pisando os reflexos prateados, abrindo-lhe a porta do quarto com os seus dedos longos e delicados.

O seu olhar moveu-se ligeiramente, como se estivesse a aguardar por aquela chegada, pois já a esperava havia muito:
— Chegaste.