Capítulo 2: Ventos e Nuvens em Youbei 95. A Visita dos Embaixadores
Os dois enviados de Beiyan e Mobei haviam vindo para aquela terra inóspita, açoitada por ventos cortantes, com o mesmo objetivo em mente. Assim que se encontraram, já haviam combinado: fosse a atitude de Youbei favorável à guerra ou à paz, a prioridade absoluta seria entregar rapidamente a declaração de guerra. Por isso, não havia espaço para aquele espírito despreocupado de “aproveitar a missão oficial para passear pelo caminho”.
Do ponto de vista de Xiang Qing, o enviado de Beiyan — Xiang Yinshan —, as três regiões de Youbei sempre haviam sido, desde a Antiguidade, uma terra bárbara e selvagem, fora do alcance da civilização. Além do clima gélido e da neve acumulada durante o ano inteiro, até mesmo os discípulos dos sábios, homens letrados e versados nos clássicos, tinham ali um status social indistinguível do dos camponeses comuns. Era, sem dúvida, um sinal evidente de que os ritos haviam ruído, a ordem se desfeito e o grande edifício estava prestes a desabar. Em uma terra tão fria e miserável, tão distante da cultura imperial, não poderia haver absolutamente nada capaz de despertar seu interesse. Não havia, portanto, motivo para desperdiçar ali seu precioso tempo.
Já Muge’er, o enviado de Mobei, teria gostado muito de conhecer as três regiões de Youbei. Além de possuir objetivos militares específicos, queria observar a maneira como aquele povo governava o país e aprender como conseguia, em meio a um ambiente natural tão hostil, proporcionar aos plebeus uma vida tão “abastada”. Infelizmente, o tempo não esperava por ninguém. As mulheres e crianças de sua terra ainda passavam fome sob os ventos cortantes da pradaria; a cada dia de espera, sabe-se lá quantos compatriotas morreriam de inanição. Quanto mais depressa concluísse sua missão, mais cedo Bormukhan poderia lançar um grande ataque contra Youbei.
Afinal, a primeira fatia de carne arrancada de uma perna de cordeiro assada é sempre a mais saborosa.
Embora os dois povos tivessem formado uma aliança, os enviados enviados por cada lado vinham de origens completamente diferentes.
Xiang Qing, tendo “Yinshan” como nome de cortesia, era naturalmente um estudioso de linhagem acadêmica. Muge’er, por outro lado, embora fosse cunhado de Bormukhan e ocupasse uma posição oficial tão elevada que a de Xiang Qing parecia estar no céu abaixo da sua, jamais havia estudado os clássicos dos sábios e mal reconhecia alguns caracteres. Assim, embora se tratassem com extrema cortesia durante a viagem, ainda precisaram fazer um grande esforço para se entenderem com fluidez. Por isso, tampouco se podia dizer que tivessem desenvolvido uma amizade profunda.
Naquele dia, enfim, os dois chegaram a trinta li do Portão Leste da capital das três regiões de Youbei — a cidade de Fengjing. Segundo o costume, a “pequena comitiva de dois homens encarregada de declarar guerra” deveria separar-se ali.
Xiang Qing sacudiu de leve a poeira da roupa e, em seguida, ergueu a barra do manto, curvando-se numa profunda saudação:
— Irmão Muge, já chegamos aos arredores de Fengjing. Na minha humilde opinião, seria melhor nos separarmos aqui e cada um seguir com sua missão. O sol e a lua continuam seu curso, as montanhas são altas e os rios, extensos; quem sabe quando e onde tornaremos a nos encontrar. É uma pena que, neste momento, eu não tenha vinho nas mãos para beber até a embriaguez com um herói do mundo como o senhor... Mas não há o que fazer. Despeçamo-nos então. Cuide-se, meu ilustre irmão.
Aquela fala de Xiang Qing, tanto pela entonação melodiosa quanto pela profunda afeição contida em cada palavra, era extremamente comovente. O rude Muge’er, criado como homem de armas, ficou completamente atordoado. Não entendera muito bem o discurso, mas captara seu sentido geral. Ainda assim, não conseguia se lembrar de quando havia construído com aquele enviado de Beiyan uma fraternidade tão “alta quanto as montanhas e profunda como o mar”.
Embora estivesse intrigado, Muge’er era um nobre de Mobei acostumado às formalidades. Deu dois passos largos à frente, uniu os punhos e, fazendo um esforço para acompanhar a situação, disse:
— Bem... meu irmão, eu não imaginava que o senhor também fosse um homem tão franco e generoso... Fiquei realmente comovido. Mas houve uma coisa que disse que está errada. Como assim não temos vinho? Seu irmão mais velho tem vinho de sobra! Há um odre cheio pendurado na sela! O senhor certamente nunca provou uma bebida tão boa da nossa pradaria. É feita de puro grão! Como sabe, Mobei sofre com a falta de cereais; em dias comuns, para qualquer um conseguir beber um gole, seria mais fácil subir aos céus...
Ao chegar a esse ponto, o homem da pradaria virou-se e caminhou até o cavalo amarrado à margem da estrada. Desatou da sela um odre de couro, tirou a rolha com um estalo e primeiro aspirou profundamente o aroma, embriagando-se de prazer.
— Veja só... Isto sim é vinho para homens de verdade! Venha, meu irmão...
Quando se virou, cheio de entusiasmo, Muge’er descobriu que, na estrada oficial, além dos quatro acompanhantes pessoais, não havia mais vivalma. Confuso, murmurou:
— Onde foi parar meu irmão? Como ele corre tão depressa?
Um dos acompanhantes aproximou-se imediatamente, cheirou o odre e fechou os olhos, extasiado.
— Ah... O vinho legítimo da nossa casa é realmente forte. Senhor Muge, não precisa mais esperar. Assim que o senhor virou as costas, ele já foi embora...
O título “muge”, originalmente uma forma honorífica usada pelos habitantes de Mobei para se dirigirem ao príncipe herdeiro, havia evoluído ao longo dos anos e se tornara o tratamento respeitoso empregado para todos os homens nobres de Mobei.
O senhor Muge, que acabara de ser abandonado por Xiang Qing, ficou ali segurando o odre, boquiaberto e atônito. Só muito tempo depois conseguiu espremer uma frase:
— Que diabo de homem é esse?
Mal terminou de falar consigo mesmo, uma voz masculina, clara e sonora, veio de longe:
— O enviado de Beiyan é discípulo dos sábios. Como poderia beber com homens rudes como nós? Nós bebemos em grandes tigelas e grandes jarros; eles, em pequenas taças e copinhos. Não somos do mesmo tipo...
Aquela explicação conveniente serviu como uma escada para Muge’er descer da situação constrangedora em que ficara exposto diante dos próprios homens.
No fundo, ele também sabia que, embora os homens de Beiyan tivessem formado uma aliança com seu povo, continuavam desprezando os habitantes de Mobei. Mas aquela aliança fora feita para que ambos obtivessem o que desejavam, e ele não pretendia se incomodar com minúcias desse tipo.
As palavras que acabara de ouvir dissiparam num instante o embaraço de ter tomado ao pé da letra a cortesia alheia. Aproveitando-se delas, explicou rigidamente aos quatro acompanhantes:
— Então não foi que Xiang Qing desprezasse os homens de Mobei! É que os utensílios e os vinhos que eles costumam usar não têm nada a ver com os nossos! Talvez ele tenha entendido mal e saído escondido, com medo de nos deixar constrangidos se explicasse... Esses letrados têm pensamentos complicados demais! Ha... hahaha...
Muge’er terminou de falar com a maior dificuldade. Sem se importar se os homens acreditavam ou não, avançou um passo, pôs as mãos na cintura e gritou em voz alta:
— Quem foi o homem valoroso que falou? Se respeita os homens de Mobei, venha beber um gole do nosso vinho da pradaria! Se nos despreza, cuide dos seus próprios assuntos. Nós o consideraremos, ainda assim, um bom amigo que jamais conhecemos pessoalmente!
Assim que terminou, ouviu-se ao longe o som de ferraduras golpeando o chão da estrada. Muge’er escutou e ergueu o polegar, elogiando:
— Belo animal!
Em toda a sua vida, Muge’er amara acima de tudo cavalos de guerra e lâminas velozes. Não importava que tipo de montaria se aproximasse: bastava ouvir o ritmo, a velocidade, a intensidade e a cadência das ferraduras para deduzir, com bastante precisão, que espécie de cavalo era.
Pouco depois, o magnífico animal surgiu carregando um jovem de aparência extraordinária. Vindo de longe, aproximou-se a toda velocidade. Quando a onda de ar levantada pelo cavalo já podia ser sentida no rosto de Muge’er, o jovem puxou as rédeas com força. De imediato, firmou os pés nos estribos e ficou paralelo ao cavalo, que erguera bem alto as patas dianteiras. Bastava um relance para perceber a excelência de sua equitação.
Muge’er jamais imaginara que ainda houvesse, nas três regiões de Youbei, um jovem com uma habilidade tão refinada para montar. Não pôde deixar de elogiá-lo uma segunda vez, em voz alta:
— Excelente equitação!
O jovem que acabara de exibir sua habilidade era o segundo príncipe, Yan Qinghong. Com um movimento limpo e preciso, desmontou, sorriu de leve para Muge’er — que continuava erguendo o polegar em aprovação — e uniu os punhos:
— Excelente coragem!
Depois de uma rodada de elogios mútuos, os dois se sentiram mais próximos, sem sequer perceber. Muge’er não se apressou em perguntar quem era o recém-chegado. Primeiro lhe ofereceu o odre que segurava e, em seguida, passou a mão pelo enorme cavalo negro, cuja pelagem não tinha um único fio de cor diferente.
— Este seu cavalo tem a cabeça grande, o pescoço curto, o corpo robusto, o peito largo, a pele espessa e a pelagem áspera. É claramente uma raça de Mobei. Um corcel dessa qualidade é extremamente raro até mesmo em nossa terra.
Yan Qinghong recebeu o odre de couro incrustado de várias pedras preciosas, inclinou a cabeça e bebeu dois grandes goles, fazendo “glu, glu”. Depois fechou os olhos, franziu o nariz e suportou o primeiro impacto do álcool. Só então recuperou o fôlego. Também levantou a mão e acariciou o pescoço do cavalo.
— Irmão mais velho, este seu “Derruba-Burro” não é nada fraco. Só pela força, é ainda mais feroz que o nosso vinho barato de Youbei, o “Lâmina Ardente”!
— Excelente! Excelente! Excelente!
Ao ouvir a resposta de Yan Qinghong, Muge’er repetiu três vezes a palavra “excelente”. A satisfação que sentiu foi indescritível. Era um homem da pradaria que amava vinho e cavalos; agora encontrava um jovem de Youbei com os mesmos gostos. Comparado ao enviado de Beiyan, que só falava de textos antigos e doutrinas eruditas, aquele rapaz despertou nele a emoção de encontrar uma alma gêmea em terra estrangeira.
Antes que pudesse dizer qualquer coisa, porém, o jovem montou novamente no cavalo e uniu os punhos diante dele:
— Irmão de Mobei, tenho assuntos importantes a resolver e não posso permanecer aqui. Assim que terminar minha missão, procurarei o senhor em Fengjing. Então nós dois beberemos juntos até cairmos — e ninguém irá embora sóbrio!
Antes que Muge’er conseguisse reagir, Yan Qinghong estalou o chicote, lançou o cavalo a toda velocidade e desapareceu estrada afora. Muge’er ficou para trás, com uma expressão atônita, resmungando:
— Que dia é hoje? Por que todo mundo está com tanta pressa?
Yan Qinghong, incapaz de explicar seu sofrimento, já começava a balançar sobre a sela. Não havia percorrido uma grande distância quando, ao virar uma curva, despencou de cabeça e rolou para fora do cavalo.
No mesmo instante, várias silhuetas negras saltaram das matas de ambos os lados da estrada. Eram os homens de Quatorze e Dongzhi, que haviam seguido Yan Qinghong durante todo o caminho. Com grande esforço, colocaram o príncipe inconsciente sobre o cavalo. Quatorze segurou pessoalmente as rédeas, e o grupo afastou-se devagar.
Sim. Até aquele dia, a resistência do segundo príncipe Yan Qinghong ao álcool continuava sendo extremamente medíocre.